TeleAula no HDE

por em , , , , , , 4

Desenho do Robot Pintor (TeleAula com o HSM)


A TeleAula constitui um recurso que permite desenvolver atividades partilhadas em tempo real entre parceiros que não se encontram no mesmo espaço. No trabalho desenvolvido com os nossos alunos, utentes do HDE, o papel coordenador tem cabido ao CANTIC.

A TeleAula tem ao longo dos anos sido útil de muitas maneiras e em diferentes vertentes:
  • Ligação com alunos isolados
  • Ligação com outros hospitais
  • Ligação com escolas de referência
  • Ligação com escolas de origem
Vamos aos exemplos do que tem acontecido neste ano letivo.

  • Ligação com alunos isolados

Devido à problemática de saúde que o levou ao hospital, um aluno pode encontrar-se privado de sair da cama/quarto e ver também limitada a entrada de pessoas e de material. O isolamento que daí decorre pode ser minimizado recorrendo à presença virtual de pessoas e de materiais.
O aluno impossibilitado de sair do quarto pode desenvolver atividades via TeleAula com a sala de apoio escolar.
Jogando ao Jogo de Cartas da Multiplicação

  • Ligação com outros hospitais

O aluno hospitalizado pode desenvolver atividades via TeleAula com alunos internados noutras unidades de saúde. Dado que existe um tema anual comum, estabelecemos ligação, regular ou pontual, sempre que haja atividades aliciantes que possam ser partilhadas com os alunos de outros hospitais. As atividades desenvolvidas via TeleAula entre as escolas de hospital têm temáticas e número de participantes variados.


Com o HSM a aprender a fazer o Robot Pintor
Apresentação entre alunos do HDE e do CMRA

  • Ligação com escolas de referência

Com as escolas de referência desenvolvem-se projetos que podem ser de curto ou de longo prazo.
Com a escola EB 2, 3 José Cardoso Pires participámos em sessões de leitura na biblioteca escolar, com o conto africano da Guiné-Bissau, "O presente da Lua"; e também numa sessão de esclarecimento sobre segurança na internet. Os nossos alunos encontravam-se na sala de tratamento de hemodiálise, num quarto de isolamento e na nossa sala de trabalho, e tiveram oportunidade de participar.
Com a escola EBI da Babadela temos desenvolvido ao longo do ano projetos no âmbito de atividade do Clube de Educação Tecnológica daquela escola.
Abaixo, o Clube de Educação Tecnológica mostra-nos os produtos do trabalho desenvolvido:


Do nosso lado, aceitámos o desafio e seguimos as indicações das alunas do Clube de Educação Tecnológica e dos seus professores, daí resultando jogos que os nossos alunos fizeram para si ou para as enfermarias onde se encontravam.

 
A pintar o tabuleiro de Damas
Tabuleiro de Damas pronto


Jogo do Galo

  • Ligação com escolas de origem

Alguns alunos com internamentos mais prolongados, tiveram a possibilidade de se ligar às escolas de origem para assistirem a algumas aulas ou apenas para planificarem e/ou apresentarem trabalhos pedidos pelos seus professores.

O nosso aluno Tomás, por exemplo, acompanhou algumas aulas de Português do 9º ano:

O aluno pôde ver e ouvir a professora de
Português ler e explicar passagens da obra

Ficam aqui dois exemplos de trabalhos desenvolvidos pelo nosso Diogo para a disciplina de Ciências Naturais:

PREDAÇÃO 



A flexibilidade e a variedade que o recurso TeleAula propicia ao desenvolvimento de atividades pedagógicas constitui uma mais-valia para docentes e para alunos, nomeadamente quando privados de contacto presencial.

4 Respostas para “TeleAula no HDE”

  1. Está muito bem, muito bem mesmo.
    A abordagem sucinta sobre a TeleAula está muito interessante e permite a qualquer leitor ficar com uma excelente informação sobre a mesma. Que bela iniciativa esta de o fazer. MUITO BEM HDE!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom HDE! Vou publicar no nosso facebook, porque está uma publicação bastante elucidativa do nosso trabalho nos hospitais. Parabéns! No próximo período letivo, podemos fazer mais umas sessões de videoconferência com vocês? Queremos saber se já plantaram as nossas sementes… Queremos mostrar as nossas plantas… Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Boa Páscoa, Estefânias! Para todo o grupo dos hospitais um abraço grande.

    ResponderEliminar