Archive for dezembro 2015

O camaleão baralhado e outras coisas

por 3

Fizemos de conta que a nossa casa era em Inglaterra.
O Ruben leu uma história em inglês The Mixed-up Chameleon de Eric Carle que nos conta a vida de um camaleão que queria ser como os outros animais, porque não gostava de si próprio. Assim, vai mudando a sua aparência física, pois os seus desejos são sempre satisfeitos. Muda tanto que deixa de ser ele, ao ponto de não conseguir alimentar-se. Perde a sua personalidade, por isso fica triste e percebe que errou. Pede então o seu último desejo: ser ele mesmo de novo. O desejo é cumprido e fica feliz.
Construímos com papel esponja um camaleão com as partes de outros animais: pernas de flamingo, cabeça de elefante, pescoço de girafa, cauda de raposa. Demos-lhe o nome de camaleão baralhado.


Ruben leu o conto em inglês

Ler mais »

Do S. Martinho ao Natal: uma viagem de faz de conta...

por em , , , , , 1

O verão de S. Martinho


O S. Martinho permitiu-nos um cheirinho de gastronomia, que nós tanto gostamos... Mas antes foi necessário preparar a baixela... e depois, claro, dar significado ao momento!


Ler mais »

Aprender com o faz de conta

por em , , , , , 1

O oceanógrafo Francisco Silva trouxe o mar à escola do hospital de Santa Maria e proporcionou-nos uma aula especial: falámos da formação das ondas, do canhão da Nazaré e dos tsunamis e explicou-nos porque existem correntes e marés. Ainda houve tempo para nos esclarecer todas as nossas dúvidas: porque é o mar salgado, porque vemos o mar azul ou verde, porque há zonas com água fria e outras com água quente... Foi um Mar de emoções!


Ler mais »