Mala de memórias - magusto, drama radiofónico e sementeira

por em , , , , , , , , 0

Viajar em conjunto é mais agradável, quase todos o diriam. Aprender também.
As três atividades que descrevemos foram buscar sustento na riqueza que a interação entre os participantes criou. Bonito de ver, de viver, de provar, de ouvir, de cheirar, de mexer...

Magusto

Uma aluna deu o mote:
- Professora, não vamos ter magusto como no ano passado?
- Claro! - responderam as professoras.

Assim se preparou o repasto, com toalha outonal, numa mesa em que o marmelo roubou destaque às castanhas, e as variedades de marmelada fizeram os presentes picar o palito várias vezes. Para esta ocasião convidámos os colegas mais pequenos, do 1º CEB e do JI. Houve música e alguma dança - a diva Carmen Miranda teve destaque.




***

Drama radiofónico

A aluna M. Ventura trabalhava no seu manual de Português e perante uma proposta de trabalho oral dirigida à turma, rapidamente mobilizou os dois colegas presentes para todas as funções. O assunto, do interesse da maioria (de crianças, de jovens e de adultos), era introduzido por um artigo de opinião, e podia levantar polémica: "Televisor no Quarto".
Cada um dos três alunos encarnou a sua personagem (filha, pai e mãe) e entregou-se o melhor que pôde à argumentação (filha pró e pais contra), sem exceder 5 minutos e sem perder de vista os três aspetos em avaliação - usar dois argumentos, ser convincente e usar linguagem adequada à situação.
Foi bem além do encomendado...


A propósito deste assunto, recomendamos a seguinte leitura.

***

Sementeira

Ainda temos sementes daquelas que os amigos do CMRA nos enviaram.
Ora, lançámos mãos à terra e...

 

Momentos para guardar na mala!

Deixe-nos o seu comentário