Archive for setembro 2016

"Olhando Pelo Mundo": livro folheado é projeto revisitado

por em , , , 0

Ao fazer as malas para embarcarmos na viagem que este ano letivo nos propõe, apeteceu-nos ir ao fundo do baú que temos aqui e relembrámos como em 2011/2012 o nosso interesse estava direcionado para o projeto fotográfico Olhando Pelo Mundo.

Revisitado
Fomos nesse ano convidados a acompanhar a visão fotográfica de vários pares de olhos pelo continente americano. Seguimos o seu diário na página da Internet, trocámos emails e recebemos fotografias espetaculares. Paralelamente desenvolvemos algumas atividades suscitadas pelas temáticas que surgiam, nomeadamente na área da Geografia e do Desenho.

Terminada essa viagem terrestre, aguardámos pacientemente a edição do livro Olhando pelo Mundo. Que alegria poder tê-lo na mão e rever algumas fotos que nos tinham sido a dadas a conhecer em primeira mão e muitas outras que foram completa surpresa.


Desde 2013 que vimos folheando este livro especial, ou o Líbia (documento de outra viagem) que já nos tinha sido dado a conhecer. Quase sempre aquelas imagens nos despertam a curiosidade!

A 29/05/2015, enviámos por email algumas questões que as fotografias tinham suscitado nos nossos alunos Luís P. e Linda C.:
As vossas fotografias continuam a estimular o interesse e curiosidade dos nossos alunos.
Estivemos a ver os livros Olhando pelo Mundo e Líbia e temos umas questões para vos colocar:
Perguntas sobre o livro Líbia
  • Sabem qual foi a causa de morte do indivíduo que está mumificado? (página 25)
  • O líquido que o homem está a deitar é o quê? (página 33)
Perguntas sobre o livro Olhando pelo Mundo
  • Qual o nome da ave de peito vermelho, do Arquipélago Galápagos? (página 82)
  • Qual o país e qual a cidade de que gostaram mais?
  • Viram cobras?
Agradecemos a atenção e esperamos continuar esta comunicação e amizade.
A resposta chegou no dia 08/06/2015 pela voz do fotógrafo/autor Alexandre Costa:

Respostas sobre o livro Líbia
  1. Soubemos apenas que o processo de mumificação usado foi semelhante àquele praticado no Egito. 
  2. Trata-se de chá.
 Respostas sobre o livro Olhando pelo Mundo
  1. A ave tem o nome "fragata". Este efeito (papo vermelho) surge por ação de uma glândula, por altura da época de acasalamento. 
  2. As cidades de que mais gostei foram: São Francisco (nos E.U.A.) e Vancouver (no Canadá). O país de que mais gostei foi a Bolívia, o mais pobre do continente americano.
  3. Cobras, nesta viagem, só vi no ZOO de San Diego.
Para comprar o livro Olhando pelo Mundo (1 euro reverte a favor da Associação Médicos do Mundo), visite
http://comprasolidaria.pt/produto/olhando-pelo-mundo_630.html

E ficamos a pensar:

Além de máquinas fotográficas, o que terão levado na sua mala de viajante?

O início da viagem

por em , , , , , , , , 0

Iniciámos o ano letivo com a divulgação, na sede do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, de alguns projetos, anteriormente apresentados no Encontro Partilhar Vale a Pena.
Com a professora Susana Tavares, representante do CANTIC, a professora Isabel Nunes, da Escola Básica de Alcabideche e a professora Sónia Bártolo da escola do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), o projeto TeleAula e as experiências pedagógicas que o envolvem foram alvo de uma especial atenção por parte da comunidade educativa do referido Agrupamento.


O primeiro dia de aulas aconteceu com a apresentação da professora Sónia e do professor Fernando aos alunos internados no CMRA e vice-versa.
Depois de os professores cantarem o hino da escola, os alunos foram convidados a refletir sobre o tema escola e o seu significado na vida de cada um. Surgiram palavras como crescer, estudar, ser, aprender, algodão, brincar, números, trabalhar, colegas numa chuva de ideias que nos conduziu aos deveres e aos direitos dos alunos neste espaço que se pretende acolhedor e pleno de conhecimentos e criatividade.
Entretanto, falámos sobre o tema A mala do viajante que será abordado ao longo do ano letivo 2016/2017 através de atividades que celebram, em conformidade com a Organização das Nações Unidas, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. O que é o turismo? O que é ser sustentável? O que é a ONU? O que se pretende com a comemoração deste ano? foram algumas das perguntas a que os professores tentaram responder.
E, porque turismo puxa viagem e viagem puxa sonho, cada um de nós falou da viagem dos seus sonhos.

Neste momento, estamos a projetar o desenho de um logotipo para simbolizar o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Deixamos algumas imagens que documentam o nosso trabalho e desejamos a todos os nossos amigos virtuais um feliz ano letivo.